Android x iOS

Bom, comprei um android, depois da quebra do meu iPhone. Com três semanas de uso, acho que é interessante mencionar uma comparação dos dois, tentando ser o mais imparcial o possível.

Adiantando, eu estou gostando mais do android-mesmo reconhecendo que há pontos muito superiores no iPhone. Como forma de comparação, vou usar equipamentos com preços semelhantes (no caso, o aparelho android que tenho é um Samsung Galaxy S2). Termos como “o iPhone usa melhor o hardware porque um iPhone de 800mhz é comparável a um Android 1.2ghz” não fazem sentido aqui-de que adianta o processador ser mais fraco se, no fim, o preço do aparelho é o mesmo?

Enfim, começando pelo ponto mais positivo do Android-nada de iTunes. Sorry, folks, mas sinceramente o iTunes me lembra o Adobe Acrobat PDF Reader-um software que deveria fazer algo relativamente simples, e é pesado, lento, precisa de diversas atualizações (uma mais pesada que a outra) e necessita de uma super máquina pra rodar. Além disso, a idéia de “sincronizar músicas” do iTunes é uma porcaria-afinal, se eu tenho dois computadores, eu só posso sincronizar de um, caso contrário tenho que deletar TODA a minha playlist e começar de novo… não sei se no iTunes novo isto está corrigido (porque, como usuário de Linux, eu não usava o iTunes quase nunca).

Desenvolvimento de aplicativos, eu só posso citar pelo que conheço. Há pontos positivos pro iOS aqui (a IDE dele facilita a sua vida absurdamente, o emulador é MUITO rápido, a documentação é fantástica) e negativos (MAC only, objective-c, necessita de uma licença de developer, os guidelines da App Store nem sempre são imparciais, etc). O Android, por outro lado, permite qualquer linguagem que compile pra .class ser usada pra desenvolver (hello, Scala!), tem suporte ao JRuby, e também tem suporte a C/C++ se for necessário. Infelizmente, cada update do Android quebra compatibilidade, o emulador dele é LENTO pacas, e em linhas gerais a documentação do android é um lixo. Praticamente um empate técnico aqui.

Sobre os aplicativos, sorry iOS, mas ponto pro Android. Talvez por deixarem os desenvolvedores livres para desenvolverem o que quiserem, o Android tem aplicativos MUITO superiores para operações básicas (Go Launcher Ex, Dolphin Browser). Há algumas operações básicas que o iPhone ganha de disparada, tipo o dialer, a lista de contatos, o aplicativo de SMS (se bem que isso tudo é substituível no Android… embora eu não tenha achado substitutos tão bons ainda). Infelizmente, os guidelines da Apple tornam a interface dos aplicativos mais intuitiva, coisa que não acontece no Android, que mais ou menos como um PC, cada aplicativo tem seus ícones e seus gestures. Ainda assim, os aplicativos do Android ganham. Somado ao fato de que tudo no Android é substituível (o Desktop, o Dialer, a Contact List, o aplicativo de SMS, etc), ganham de disparada.

App Store vs Google Play Store, ponto para o Android também. É impossível pensar de outra forma depois de usar o Google Play. É possível escolher e instalar o aplicativo pelo computador (e depois ele é baixado automaticamente no celular, em segundo plano), é possível gerenciar o que está instalado em cada celular pelo seu desktop ou notebook, uma vez comprado um app, você tem 15 minutos pra pedir reembolso, o Google Play é rápido (coisa que o AppStore nunca foi pra mim-na verdade, era tão lento que por vezes eu desisti de instalar um aplicativo porque a AppStore simplesmente não abria), e quando um app é comprado, você pode instalar em quantos celulares você tiver em seu poder (o que é MUITO bom, pensando por exemplo que eu tive um celular roubado). Nesse ponto, não vi nenhuma vantagem do AppStore, até porque pra gerenciar seus aplicativos, é necessário usar o iTunes…

Hardware, em geral, é empate também. O GPS, a tela, todos são melhores no iPhone, e até hoje eu não conheci ninguém que teve um Android que me disse o contrário. Entretanto, as funções do telefone mesmo (speaker, viva voz) são do Android, já que os speakers do iPhone são MUITO fraquinhos. Em geral, a câmera do iPhone é ruim (e nem adianta dizer o contrário, ela só tem controles automáticos e tem uma qualidade sofrível, que é maquiada pelo iOS que tenta corrigir algumas falhas no software) e os fones de ouvido da Apple também não são lá essas coisas (graves inexistentes, por exemplo), por mais que toda vez que eu diga isso praticamente me crucifixem… a bateria, eu fico com a do Android, especialmente no Android 4.

Automatização, fica com o iOS. Seria muito bom, por exemplo, se o Android identificasse que alguma coisa precisa de internet e lhe oferecesse pra conectar numa rede sem fio automaticamente, ou usasse o 3G, pedindo ou não sua autorização, como faz o iOS. Mesma coisa com o GPS. Porém, os controles são todos manuais no Android, e por mais que você possa deixar quase automático (usando o “Notification Toggle”, um app do Google Play), ainda assim você precisa manualmente clicar nos botões. Uma coisa que o Android ganharia, e muito, seria se ao desligar a tela ele percebesse que há alguma conexão à internet ainda sendo usada, deixasse-a terminar o que está fazendo e depois fizesse apenas conexões rápidas, tipo de 30 em 30 minutos, pra economizar a bateria, mas ele não faz isso. No fim, as “push notifications” do iOS acabam ganhando nisso.

Multitask, os dois são muito semelhantes. Entretanto, tem algo que o Android ganha absurdamente, que é quando, por exemplo, é necessário anexar um arquivo (ou num site, ou no e-mail, ou qualquer coisa assim). Ou quando um aplicativo necessita usar a informação de outro. Nisso, ele tem uma abordagem parecida com o Windows-ele abre um popup perguntando qual aplicativo você quer usar para buscar seu arquivo. Isso vale também quando você vai discar pra um número, e ele pergunta se você quer discar com o Skype ou com o Phone (e dá pra salvar um “padrão”, um aplicativo que sempre será usado). Ou seja, quer uma imagem que está no Picassa ou no Flickr, basta baixar o aplicativo adequado e, quando for anexar uma imagem, selecionar o aplicativo correto.

Experiência de usuário fica com o iPhone/iOS. Parece que o Android fica bom depois de instaladas algumas coisas, enquanto que o iOS quando você o pega na mão, ele já está bom. O teclado do iOS é muito bom, incialmente, depois eu tive problemas bizarros (ele insistia em corrigir “não” para “Nao”, por exemplo), mas em linhas gerais o teclado em Landscape é mais confortável e ocupa menos espaço na tela (já o do Android dá a impressão de ser grandão e desajeitado, qualquer teclado em Landscape que testei). Já o teclado em portrait que eu usei, o Swipe, é MUITO superior no Android. Além disso, as telas do android são muito “preto no branco”, e o iPhone já tem telas mais amigáveis, com bordas arredondadas e menos cansativas.

Por fim, Jailbreak. No Android, esse processo é “root”, e não é tão fácil de fazer quanto no iPhone. Bizarramente, há programas na Play Store que só rodam se o Android estiver com acesso root. Já no iPhone, Jailbreak é simples de fazer, e habilita a instalação de qualquer aplicativos, não mais restrito à AppStore. No Android, é possível instalar aplicativos de qualquer fonte, mesmo sem o “root”.

Simplificando ao máximo: o Android é mais flexível, e se você quiser tirar quase 100% do celular, um Android é recomendável. O iPhone é mais restritivo, mas conta com um design e uma tecnologia melhor. O iPhone tem o iTunes como obrigatoriedade, já o Android é feito sobre padrões bem mais open-source. O Android tem um ecossistema muito fragmentado, então um software que funciona num celular pode não funcionar no outro. Tudo no Android pode ser substituído (browser, SMS, etc), no iPhone nada pode ser substituído. O “Jailbreak” no Android é mais difícil que no iPhone, mas no iPhone o Jailbreak é mais necessário (na minha opinião) que no Android.

Para um usuário “normal”, acho que qualquer um dos dois é uma boa pedida-vai depender do quanto se quer fazer com o celular. Para um usuário sem plano de internet, o Android talvez ofereça mais controle do que o iPhone. E de resto, depende de gosto, verdadeiramente.

Advertisements
This entry was posted in Divagações and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Android x iOS

  1. Ferio says:

    So n concordo com o destravamento. Achei tao facil ganhar root no meu sII.

    • Qual foi o processo que você fez? Eu mencionei mais isso porque tem um MONTE de formas diferentes, que depende de versão do Android, de aparelho, etc, enquanto que o Jailbreak normalmente é só rodar um programa, e tudo se faz sozinho.

  2. Jean says:

    Muito bom, realmente imparcial e destaque em varios pontos importantes!

  3. Marcos says:

    Bom artigo só não concordo quando diz que o aplicativo de contatos do iOS é melhor. Na minha opinião de usuário dos 2 SOs o do Android é melhor, bem como a lista de eventos de um contato unificada (ligações, mensagens, tweets, posts, etc.).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s