Quick post – Motorola não carrega

​Um dia desses o celular de minha esposa, um moto G segunda geração, ficou se bateria e desligou. Até aí, tudo normal. 

O problema é que deixamos ele carregando a noite inteira e com o carregador original, e no dia seguinte, um Led branco estava piscando e nada do celular carregar. Detalhe interessante que eu nem sabia da existência desse Led… basicamente, esse é um quick post para recuperar um Android nesse caso. 

O primeiro ponto é que isso é normal em androids da Motorola. Parece um bug que eles não corrigiram até hoje. A solução (tanto para Motorola como qualquer outro celular Android) é entrar no modo fastboot

No caso da Motorola, faz-se isso segurando o botão de ligar junto com o de baixar volume por uns 5 a 10 segundos. Especificamente no meu caso, eu segurava os dois botões por uns 10 segundos depois soltava apenas o botão de ligar (mantendo o baixar volume apertado), e aí ele iniciava o fastboot

Esse modo é bem simples – ele tem meia dúzia de informações sobre o Android, e você pode selecionar as diversas opções usando os botões de volume e confirmar com o botão de ligar o Android. Mas na verdade, para recuperar um Android nessa situação, você vai querer conectar ele na saída USB de um computador – no plug na tomada não funciona.

Feito isso, na tela do fastboot, aparecerá uma informação de battery low, charging. Deixe assim por pelo menos uma hora, e só depois reinicie o celular. 

Agora, as explicações: a Motorola provavelmente não previu direito o nível mínimo de bateria no celular. Quando você conecta o celular na tomada, o celular precisa mandar uma informação para o carregador para pedir que ele envie energia. Se ele não fizer isso, o carregador não manda nada. Provavelmente, nesses celulares da Motorola, o celular pede carga, e então acha que está OK para iniciar o sistema. Porém, como não há carga suficiente, o sistema desliga, e ou o ciclo reinicia ou ele simplesmente não recebe mais carga. 

Porém, os celulares Android possuem esse modo do fastboot. Originalmente, ele é feito para instalar novos sistemas, recuperar o celular numa situação de catástrofe, etc. Esse estado do sistema é bem simples, e praticamente não gasta bateria nenhuma. Ele tem apenas a função de se comunicar com o computador, e carregar o celular. 

A carga dele é bem lenta, por isso a necessidade de ficar uma hora ou mais conectado. Além disso, ele não carrega usando carregadores na tomada, apenas no computador. 

Finalmente, não tente procurar ajuda nas páginas da Motorola. As dicas são as mais absurdas, desde segurar todos os botões do celular enquanto ele carrega por 15 minutos até usuários falando que deixaram o celular na geladeira ou no freezer. 

Advertisements
This entry was posted in Quick Post and tagged , , . Bookmark the permalink.

One Response to Quick post – Motorola não carrega

  1. alc says:

    nem todo herói usa capa, muito obrigado, já estava quase pra fazer alguma merda no meu motox2 :)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s